Oficina Internacionalização

Virtualização da Internacionalização da Educação Superior: Caminhos Inclusivos para a Cooperação Global

A internacionalização da educação tem se transformado profundamente com o avanço das tecnologias digitais, ampliando possibilidades de colaboração acadêmica, mobilidade e formação intercultural. A virtualização da internacionalização surge como uma estratégia potente para democratizar o acesso a experiências internacionais, superando barreiras geográficas, econômicas e institucionais. Ao integrar práticas como mobilidade virtual, intercâmbios online e aprendizagem colaborativa internacional, instituições podem promover uma internacionalização mais inclusiva, equitativa e sustentável. Esta oficina visa capacitar gestores, professores e pesquisadores para compreender, planejar e implementar ações de internacionalização virtual, alinhadas às demandas contemporâneas da educação superior e aos princípios de inclusão e diversidade.

INSCRIÇÕES

A Oficina é direcionada aos inscritos no CIGU 2025. As pessoas interessadas em participar da Oficina,  devem encaminhar solicitação de inscrição para o email do evento (cigu.inpeau@contato.ufsc.br), anexando a documentação, quando necessária. A oficina é aberta a todos os participantes inscritos no CIGU 2025, no limite de 40 vagas. Havendo interessados em quantidade maior que o limite de vagas até o dia 20/11/2025, a seleção atenderá aos seguintes critérios:

a) inscritos no CIGU 2025 que possuem vínculo em instituição de educação superior, atuando em setores de relações internacionais (anexar ao email o comprovante de vínculo e atuação);

b) inscritos no CIGU 2025 e que são dirigentes da administração superior de instituição de educação superior (Reitor(a), Pró-Reitor(a), Secretário(a), Diretor(a), Coordenador(a)) (anexar ao email o comprovante de vínculo e atuação);

c) inscritos no CIGU 2025, por ordem cronológica de solicitação (data e hora do envio do email).

Objetivos:

  • Compreender os conceitos e práticas da internacionalização virtual e sua relevância para a inclusão educacional.
  • Identificar estratégias para integrar a internacionalização da pesquisa, da pós-graduação e da carreira acadêmica em ambientes virtuais.
  • Explorar modelos e ferramentas de mobilidade virtual e intercâmbio online.
  • Planejar experiências de Collaborative Online International Learning (COIL) em diferentes áreas do conhecimento.
  • Promover o diálogo entre diferentes atores institucionais sobre políticas e práticas de internacionalização inclusiva.

Questões Norteadoras:

  • Como garantir que a internacionalização virtual seja inclusiva e acessível a todos os estudantes e docentes?
  • Quais são os desafios e oportunidades da internacionalização da pesquisa em ambientes digitais?
  • De que forma a mobilidade virtual pode complementar ou substituir a mobilidade física?
  • Como desenhar experiências COIL que promovam aprendizagem significativa e colaboração intercultural?
  • Quais políticas institucionais são necessárias para fomentar a internacionalização virtual de forma estratégica?

Conteúdo programático:

  1. Internacionalização da Pesquisa, da Pós-Graduação e da Carreira Acadêmica
  • Redes de pesquisa internacional em ambientes digitais
  • Publicações colaborativas e coorientações virtuais internacionais
  • Desenvolvimento de carreira acadêmica com foco internacional
  • Inclusão de pesquisadores de contextos periféricos do Norte ao Sul Global
  1. Mobilidade Virtual e Intercâmbio Online
  • Modelos de mobilidade virtual: síncrona, assíncrona e híbrida
  • Plataformas e ferramentas para intercâmbio acadêmico online
  • Competências basilares necessárias dos participantes dessas modalidades (competência linguística, intercultural, etc)
  • Desenho de experiências interculturais acessíveis
  • Avaliação de impacto e engajamento dos participantes
  1. Collaborative Online International Learning (COIL)
  • Fundamentos pedagógicos do COIL
  • Planejamento e implementação de projetos COIL
  • Formação de parcerias internacionais sustentáveis
  • Avaliação de competências interculturais e digitais

Público-alvo:

  • Gestores de instituições de ensino superior
  • Pesquisadores envolvidos em projetos internacionais
  • Coordenadores de programas de internacionalização
  • Profissionais de relações internacionais e cooperação acadêmica

Língua de Instrução:

  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

Metodologia:

  • Apresentação em power point
  • Dinâmicas de grupo
  • Discussão guiada
  • Atividade prática para construção de um COIL

Habilidades desenvolvidas:

  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Uso de tecnologias
  • Resolução de problemas

Número de participantes:

40 vagas

Cronograma:

Data/Hora Atividade Moderador
24.11.2025 – 18h30 Internacionalização da Pesquisa, da Pós-Graduação e da Carreira Acadêmica Profa. Dra. Ana Cristina SalomãoProfª Drª Luciane StallivieriProf. Dr. Osvaldo Succi
25.11.2025 – 14h Mobilidade Virtual e Intercâmbio Online Profa. Dra. Ana Cristina SalomãoProfª Drª Luciane StallivieriProf. Dr. Osvaldo Succi

Carga horária:

  • Total: 12 horas

Forma de participação e Localização:

  • Presencial, no Majestic Palace Hotel

 

Perfil dos moderadores:

Profª Drª Ana Cristina Salomão

Assessora na Assessoria de Relações Externas (AREX) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ela é professora no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp em Araraquara. É mestre e doutora em Linguística Aplicada, tendo sido bolsista FAPESP. É docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da mesma instituição, orientando pesquisas nos níveis de Mestrado e Doutorado. Seus interesses de pesquisa são intercâmbio virtual, ensino e aprendizagem de línguas e comunicação intercultural. Ela está envolvida com a telecolaboração no ensino superior brasileiro desde 2006, por meio do Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. Desde 2018, atua como Coordenadora do Programa Brazilian Virtual Exchange – BRaVE UNESP, no qual auxilia docentes de diferentes áreas do conhecimento nos 24 campi da Unesp a realizar intercâmbios virtuais em suas disciplinas de graduação e pós-graduação. Sua produção acadêmica inclui artigos e capítulos de livros sobre teletandem e intercâmbio virtual, publicados em colaboração com pesquisadores de diferentes países, entre eles Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido e Taiwan. Participa ativamente de conferências nacionais e internacionais, nas quais apresenta resultados de suas pesquisas sobre telecolaboração e contribui para o fortalecimento da internacionalização da universidade.

Profª Drª Luciane Stallivieri

Graduação em Línguas Estrangeiras pela Universidade de Caxias do Sul, Brasil. Mestrado em Cooperação Internacional pela Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil. Doutorado em Línguas Modernas pela Universidade del Salvador (USal), Buenos Aires, Argentina. Especialista em Gestão Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI) do Canadá. Atuou como Secretária Executiva da Presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Foi Secretária Executiva da Organização Universitária Interamericana (OUI) – Região Brasil. Foi Coordenadora do Instituto de Gestão e Liderança Universitária – Centro IGLU – Brasil. Atuou como membro do Grupo Assessor de Cooperação Internacional da CAPES e membro da Comissão de Internacionalização do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Realizou o estágio de pós-doutorado em Internacionalização e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Desenvolveu e coordenou mais de uma centena de parcerias de cooperação internacional com instituições de ensino superior em todo o mundo quando trabalhava como Diretora Internacional Sênior na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Foi Presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) na UFSC. Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) na UFSC. Palestrante convidada para ministrar palestras e webinars em mais de trinta países, incluindo: Estados Unidos, Argentina, México, Brasil, Cuba, Colômbia, China, França, Polônia, entre outros. Com mais de 20 anos de experiência em educação internacional, este trabalho resultou no desenvolvimento de um arcabouço conceitual de paradigmas básicos da Internacionalização Responsável. Revisora de mais de 20 periódicos nacionais e internacionais e membro de conselhos editoriais. Atua como consultora em ensino superior para o Ministério da Educação (MEC). Atuou como consultora para a Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior Privado (ABMES), para o Consórcio U-Experience e para diversas universidades.

Prof. Dr. Osvaldo Succi Junior

Licenciatura e Bacharelado em Letras, com habilitação em Português, pela Universidade Estadual de Campinas (1985). Master of Science in Teaching English to Speakers of Other Languages pela State University of New York at Albany (1989). Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Tecnólogo em Multimídia Computacional pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008). Licenciatura em Letras: Português-Inglês pela Universidade Cesumar (2020). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2020), É, desde 2019, o Coordenador de Projetos Colaborativos Internacionais (COIL) na Unidade do Ensino Superior de Graduação do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS). Professor de Inglês na Faculdade de Tecnologia de Americana do CPS desde 2008. Possui experiência significativa com Intercâmbios Virtuais do tipo COIL (Collaborative Online International Learning) e Linguística Aplicada, atuando principalmente nas áreas de intercâmbios virtuais, ensino de inglês para fins específicos, linguística de corpus, educação internacional, competência cultural e ensino de idiomas, bem como na utilização de novas tecnologias e inteligência artificial generativa em projetos COIL.

 

Bilbiografia preliminar:

Bruhn-Zass, E. (2022). Virtual internationalization to support comprehensive internationalization in higher education. Journal of Studies in International Education, 26(2), 240–258.

Lima, C., Bastos, R. C., & Varvakis, G. (2020). Digital learning platforms: An integrative review to support internationalization of higher education. Educação em Revista, 36. https://doi.org/10.1590/0102-4698224121

O’Dowd, R. (2018). From telecollaboration to virtual exchange: State-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Research-publishing. net, 1, 1-23.

O’Dowd, R., & Lewis, T. (Eds.). (2016). Online intercultural exchange: Policy, pedagogy, practice. Routledge.

Rubin, J. (2019). Collaborative online international learning (COIL): Now preparing students for international virtual work. In Internationalization and employability in higher education (pp. 189-199). Routledge.

Rubin, J. (2017). Embedding collaborative online international learning (COIL) at higher education institutions. Internationalization of Higher Education, 2, 27–44.

Stallivieri, L., Snoeijer, E., & Melo, P. A. de (2022). From a virtual to a hybrid model of internationalization: A case study in a higher education institution: Do modelo virtual de internacionalização para o híbrido: Um estudo de caso de uma instituição de educação superior. Revista BTecLE, 6(2), 286–307.

SUNY COIL Center. (2020). What is COIL? Retrieved from https://online.suny.edu/introtocoil/suny-coil-what-is/